quinta-feira, 26 de maio de 2016

Jornada Científica


Essa semana, 25 e 26 de maio, acontece em Quebéc a Jornada da Pesquisa em Saúde da Faculdade de Medicina da Université Laval intitulada esse ano “Venha ver seu Mundo”. – O título me remete a principalmente dois pontos: 1) Saia do seu laboratório e 2) conheça seu mundo.
Um – Saia do seu laboratório e veja o que está acontecendo na bancada da frente. Os grupos de diferentes pesquisas por aqui ficam a alguns metros de distância uns dos outros. As linhas de pesquisas e tudo o que acompanha um pesquisador é separado por não mais que uma bancada. O que divide uma pesquisa com Leishmania e Malária é um corredor. Câncer e vírus ficam a um andar de distância. Plataforma de genómica, proteômica, bioinformática, Lupus, Doença cardíaca, desenvolvimento de biomarcadores, vacinas, neurociência..., .... , .... são divididos por alguns metros dentro do mesmo hospital. Mas na correria do dia-a-dia você acaba se acostumando e desconsiderando tudo isso, porque você tá focado na sua pesquisa e trabalho e não tem tempo pra mais nada.
Dois – seu mundo é o Quebéc, Canadá, Brasil, Libéria, Uganda, EUA, França.... Desde cedo o estudante da Ulaval tem muito contato com estrageiros, imigrantes, estudantes intercambistas, pesquisadores visitantes etc. Seu mundo então, é mais abrangente do que a cidade em que vive – e a ciência que você produz, deve impactar local e/ou globalmente. Pra traduzir melhor meu segundo ponto e não dizer que estou exagerando – vejamos o título da palestra de abertura “Bâtir une plateforme innovante de réponse rapide aux infections - multitude d'expertises en recherche fondamentale, appliquée et clinique”. Utilizando o exemplo do vírus Ebola, na qual houve e há um esforço de cooperação internacional para a rápida identificação/teste/diagnóstico/.../ o palestrante demonstrou a importância da faculdade de medicina da Ulaval em continuar suas pesquisas tanto em área fundamental quanto aplicada e clínica, sempre ponderando e correlacionando com as parcerias possíveis.
Gary Kobinger na palestra de abertura falando sobre cooperação internacional.

Então, saindo um pouco do meu mundo científico infinito particular, pude me afogar um pouco na imensidão de trabalhos que são realizados a metros de distância. Clique nesse link e veja a quantidade de trabalhos que serão apresentados nesses 2 dias :


Alguns pontos que contribuem para o sucesso do evento.


Antecedência

Você faz a inscrição com meses de antecedência.  As inscrições começaram em fevereiro e acabaram em 15 de março. Lembre que não é um evento internacional, nem regional, nem da universidade. É de uma unidade (Faculdade de Medicina) de uma Universidade (ULaval).

Alunos, Inscrições e Trabalhos

As apresentações são feitas por pós-doutores, alunos de doutorado, mestrado e até mesmo da graduação. Desta forma existe uma interação e aprendizado desde o primeiro passo no mundo científico.

Horário
Como todo congresso, temos as apresentações orais e posters. Nas orais, 10 min cada, mais 5 min pra perguntas e troca de palestrante. 15 min é 15 min. Contado cada segundo. Funciona. É uma mistura de responsabilidade individual e coletiva + educação + programação + preparo. “Mas e imprevistos, sempre tem!” Não, não tem. Novamente: É uma mistura de responsabilidade individual e coletiva + educação + programação + preparo.

Falta de molejo

Pausa pra falta de molejo


Comida


Durante toda a tarde, maçãs verdes e vermelhas + café. No almoço, um prato leve a base de salada. E ao final, um cocktail com suco aguado em taça de vidro e pipoca em pote de pipoca.

Fórmula Geral para o evento e para as pesquisas
Junte Ética, responsabilidade e trabalho duro com estrutura e dinheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário