Tirando uma licença poética nesse post, gostaria de escrever um pouco sobre o livro que li, "1984". Ele é um romance de ficção, escrito em 1949 por George Orwell, o mesmo autor de um livro que provavelmente vocês leram na escola "A revolução dos bichos".
Em resumo:
"1984" conta a história de uma futura Inglaterra, sendo o presente para o autor 1949 e do eu-autor talvez 1984 (ele não tem certeza da data), onde atua um sistema socialista de governo. No contexto, o socialismo pós segunda guerra prevalece dividindo o mundo em 3 grandes países, Oceania (Inglaterra, América e parte da África), Eurasia e Eastasia, todos socialistas e em constante guerra.
Dentro do sistema social, a socialista Oceania, apresenta 3 classes. Os membros do partido, que são a elite intelectual (considerando as necessidades do partido); os burocratas, que trabalham para o partido; e a prole (pobres). A prole representa 85 % da população e é controlada pelo Partido através da guerra constante, da fome e da alteração da história. A constante guerra justifica as atitudes do governo. A escassez de comida e de outros bens são necessários para manter o grande abismo entre prole e Partido é justificável pela guerra. O Partido nunca erra, dados são alterados. Notícias reescritas. Fotos apagadas. Pessoas "vaporizadas". "Quem conhece o passado domina o futuro, e quem tem o poder no presente reescreve o passado".
O Partido, que é único, é o poder central da Oceania. Presidido pelo Grande Irmão, que tudo vê, imortal, infalível, e generoso, o partido tem um único objetivo, se manter no poder. Para isso, o controle da população é severo. Aparelhos de televisão que não podem ser desligados estão em todas as casas, nas ruas, no trabalho, em toda parte. Estes aparelhos não apenas transmitem informação, mas também são capazes de captar imagem e som, podendo detectar pequenas alterações de humor, pelas expressões faciais ou por alterações do batimento cardíaco. Microfones escondidos por todas as partes também têm seu papel.
Em um lapso de consciência sobre o que estava acontecendo, Winston, a personagem principal, tenta viver uma vida normal e nesse contexto se passa a história.
É de espantar a capacidade do autor, que imaginou tecnologias que atualmente são reais. Outro ponto que posso citar é a estrema consciência do autor em identificar a fraqueza do caracter dos membros do poder de governos socialistas, que acabam se sobrepondo ao resto da população, se considerando dignos de melhores condições de vida que os demais. E pior, justificando a pobreza da população por guerras infundadas, psicológicas.
Não conto aqui nada do livro, apenas uma rápida descrição do que se trata a história e o porquê ela é interessante.
De uma tradução livre - li o livro em inglês - pensem no lema do Partido é:
Guerra é paz
Liberdade é escravidão
Ignorância é poder
O livro pode facilmente ser encontrado na internet em PDF.
Até o próximo post
Big Brother is watching you ;)
E ai, será que é por causa dessa frase que o BBB se chama Big Brother? mmm? Legal, né?
E ai, será que é por causa dessa frase que o BBB se chama Big Brother? mmm? Legal, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário