domingo, 21 de fevereiro de 2016

E o chocolate pode, sim, ficar melhor

Os polifenóis são de extrema importância nutricional, podendo auxiliar na saúde cardiovascular, metabólica, evitar a formação de radicais livres* e, consequentemente, podem reduzir o envelhecimento da pele. Polifenóis são compostos orgânicos que possuem vários fenóis (Fig. 1). Eu sei que a química orgânica não agrada muita gente, mas as características antioxidantes dos polifenóis é indiscutível. 

*como já conversado em textos anteriores, os radicais livres são os responsáveis pelo envelhecimento precoce e os antioxidantes podem auxiliar no combate a esses compostos.

Figura 1: Estrutura molecular de Fenol e exemplos de Polifenóis para exemplificar a diferença entre eles.

O cacau é rico em polifenóis e diversas pesquisas têm apontado que o consumo moderado de chocolate (principalmente o amargo) como benéfico à saúde. O chocolate amargo contém mais cacau em sua composição e, portanto, mais polifenóis.

Como o consumo de polifenol é desejável em uma alimentação saudável e o chocolate apresenta consumidores fiéis devido às características sensorias, por que não adicionar ainda mais polifenóis aos chocolates e ter um alimento mais saudável? Será que esse novo produto permaneceria agradando ao consumidor de chocolates? E, foi isso mesmo que Sim et al. (2016) pensaram.

Sim et al. (2016) adicionaram diferentes concentrações do pó da casca de Mangostão (fig. 2) à chocolates e, em seguida, fizeram a analise sensorial dessas formulações. A adição de 3 % de pó da casca de Mangostão na formulação de chocolate amargo e ao leite não causou diferença sensorial, ou seja, os provadores não perceberam a presença do novo ingrediente. Além disso, houve um aumento de cerca de 13 % dos polifenóis presentes no chocolate amargo e 50 % dos polifenois presentes no chocolate ao leite.
Figura 2: Imagem do Mangostão. Apenas a parte vermelha foi utilizada na pesquisa de Sim et al. (2016).

Concluindo, em pouco tempo poderemos ter ainda mais motivos para comer um bom chocolate. Sempre com moderação, mas sem culpa ;)


Até o próximo post pessoal

Sim, S. Y. J., Ng, J. W., Ng, W. K., Forde, C. G. & Henry, C. J. Plant polyphenols to enhance the nutritional and sensory properties of chocolates. Food Chemistry 200, 46–54 (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário