Que os jogos comecem!
E ai?
Você que é estudante, universitário, de mestrado ou doutorado, e está procurando por uma vivência internacional, o Governo canadense oferece bolsas de estudos para estudantes de países emergentes e o Brasil faz parte dos contemplados.
Esta bolsa tem duração de 4 à 6 meses e valor da bolsa varia de acordo com o tempo de permanência no Canadá (CAD$ 7,200 - CAD$ 9,200). Esses valores são suficientes para pagar transporte, acomodação, alimentação, visto e seguro saúde.
É uma ótima oportunidade para dar um tchau para o Brasil por um tempo, aprender outra lingua e viver outra cultura. Mas vamos ao que importa:
Essa Bolsa de Estudos se Chama ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program). Para ser elegível, poder concorrer à esta bolsa, é necessário:
- Ser brasileiro;
- Não ter cidadania canadense ou residência permanente canadense;
- Não ter obtido diploma ou graduação em nenhuma universidade ou escola canadense;
- Deve estar envolvido em curso de tempo-integral em uma instituição de ensino universitário de um país elegível (Brasil por exemplo).
Algumas regras:
- A instituição de ensino superior que você está cursando deve ser reconhecida pelo governo brasileiro (MEC);
- O aluno deve permanecer inscrito na universidade brasileira por todo período da bolsa;
- Estar disposto a estudar tempo-pleno em Universidade canadense (não contam programas de lingua) ou fazer Pesquisa;
- Deve ter proficiência em Francês ou Inglês (Não é necessário comprovar);
- Não pode acumular bolsas de estudos canadenses durante o período.
*Observação:
Conheci diversos estudantes brasileiros que vieram estudar no Canadá pelo ELAP e a minha impressão é a de que os professores (orientadores) desses alunos, no Brasil, tinham contato com professores canadenses. Dessa forma, eu deixo algumas dicas, principalmente para mestrandos e doutorandos, que são as seguintes:
- Antes de entrar em contato com qualquer professor canadense, converse com seu orientador. O acordo orientador brasileiro - orientador canadense vai valer muito para obter a bolsa de estudo;
- Essa bolsa não é para desenvolver seu projeto de mestrado e doutorado (diretamente), mas é possível orientar as pesquisas no Canadá para um braço de seus objetivos. No entanto, conheci alunos que vieram trabalhar em projetos totalmente diferentes dos desenvolvido no Brasil, apenas pelo aprendizado e vivência.
- Descubra se sua universidade brasileira tem algum acordo de colaboração com a universidade canadense. Se não tiver, aconselho tentar fazer esse acordo acontecer. Sinceramente, não sei o que é necessário para um acordo desse tipo, mas você pode ganhar pontos se sua universidade tiver esse acordo de colaboração com a universidade de destino.
- Você não pode concorrer sem um professor/orientador canadense. Os professores canadenses são quem enviam as demandas de bolsa, pedindo a sua vinda.
- Corra - As inscrições para o programa acabam dia 29 de abril 2016.
Mais informações podem ser conseguidas diretamente pelo site do Governo Canadense (link abaixo)
Desejo a todos muita sorte e que consigam realizar seus sonhos!
Se gostou do post deixe seu comentário ou dúvida abaixo. Compartilhe com seus amigos essa informação.
Até o próximo post :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário