Youngjoo Kwon, cientista da universidade Ewha Womans, na Coréia do Sul, escreveu uma ótima revisão sobre o metabolismo e efeitos das gorduras trans no corpo humano.
Como já descrito em um texto anterior, as gorduras trans estão presentes na gordura proveniente de ruminantes, leite ou carne, e em gorduras vegetais produzidas por hidrogenação parcial.
Muitos sabem que a gordura trans faz mal à saúde causando a redução do HDL (colesterol bom), aumento do LDL (colesterol ruim) e, consequentemente, aumentando as possibilidades de problema coronariano. No entanto, existem outros problemas relacionados a ingestão dessa gordura?
Após ingerida, as gorduras trans são facilmente absorvidas pelo corpo. O caminho mais provável dessa absorção é via intestino delgado, caindo diretamente no sangue. Após chegar ao sangue ela se acumula nos mesmos tecidos que as outras gorduras, como tecidos adiposos e tecidos de orgãos ou artérias.
Como sabido, as gorduras trans apresentam um ponto de fusão elevado, o que é fator critico para sua fácil solidificação. Essa solidificação pode gerar problemas principalmente quando ocorre dentro dos sistemas circulatórios, causando derrame ou enfarto.
Algo surpreendente, comentado por Youngjoo Kwon (2016), é que algumas gorduras trans podem assumir posições na membrana celular das células, causando alterações estruturais da membrana. As alterações nas membranas celulares, por algum motivo, causariam um aumento na via metabólica de acúmulo de gordura.
Outro ponto preocupante é que essa gordura trans após acumulada nos tecidos não é facilmente utilizada pelo corpo. Os caminhos metabólicos para o uso dessa gordura não são favoráveis, causando um constante acúmulo de gordura nos tecidos.
Sinceramente, a notícia de que a gordura trans pode interferir ao nível celular do corpo humano, alterando as características das membranas celulares, e, além disso, se acumular facilmente nos tecidos, gerar uma maior tendência de acumulo de gordura e não ser facilmente consumida pelo corpo, me deixou preocupado.
Chamo a atenção para um último ponto, como mencionado no artigo, não são todas as moléculas de gordura trans que comprovadamente causam esses males. Mas mesmo assim é de causar preocupação, uma vez que no rótulo dos alimentos não estão descritos os tipos de moléculas de gordura trans presentes.
E você? O que você acha? Disposto a mudar seus hábitos alimentares?
Até o próximo.
Youngjoo Kwon (2016) Effect of trans–fatty acids on lipid metabolism:
Mechanisms for their adverse health effects, Food Reviews International, 32:3, 323-339, DOI:
10.1080/87559129.2015.1075214
Nenhum comentário:
Postar um comentário